A origem da Monarquia do Brasil
A origem do Estado brasileiro, confunde-se com a origem da Monarquia do Brasil e tudo se deu através dos Orleans em Hugo Capeto, Rei da França entre os anos 987 e 996. Por outro lado, através dos Bragança em Dom Afonso, nascido a 10 de agosto de 1377, que foi o 1º Duque de Bragança entre 1377 e 1461. Filho natural de D. João I Rei de Portugal e Dona Brites Pereira de Alvim, filha e herdeira do Bem-Aventurado Dom Nun'Alavres Pereira, Condestável do Reino de Portugal e vencedor dos castelhanos nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde.
Inicia-se sob a forma de governo monárquico em 22 de abril do ano de 1500, o Brasil, então Ilha de Vera Cruz, teve como primeiro rei "O Venturoso, Dom Manuel I, nascido em Alcochete, da casa de Aviz, que sendo rei de Portugal e Algarves, aqui reinou até o dia 13 de dezembro do ano de 1521, dia do seu falecimento aos 52 anos de idade. Foi nesse período redigidas as Ordenações Manuelinas.
O registro de nascimento do Brasil, a carta do escrivão da Armada de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha foi a Dom Manuel endereçada, o qual assim encerra o texto: "...deste Porto Seguro, da vossa Ilha de Vera Cruz, hoje sexta-feira, 1º de dia de maio de 1500".
Ora, a frase "da vossa Ilha de Vera Cruz" é um registro de propriedade do território brasileiro ao Estado de Portugal.
Segiu-se através do rei Dom João III, décimo quinto de Portugal, mais conhecido como o Piedoso.
Fomes e epidemias se passam mas o rei investe no povoamento do Brasil através do sistema de capitanias hereditárias, onde mais tarde cria o cargo de governador geral para o qual destaca Tomé de Souza.
Em breve, continua... Aguarde...
Editar esse link da carta.